Saturday, June 30, 2007
RECORDANDO UMA NOITE EM QUE AS MINHAS CONVICÇÕES POLÍTICAS DE ESQUERDA FICARAM ABALADAS
Eu era nessa altura aquilo a que se chamava de simpatizante organizado de um movimento de extrema-esquerda, a LCI (Liga Comunista Internacionalista), e logo me disponibilizei para engrossar as barricadas que em muitos locais das principais estradas da nossa região foram montadas para tentar recapturar alguns desse fugitivos. Na primeira noite nada conseguimos, embora tivesse sido anunciado que nela foram capturados 17 desses evadidos. É claro que o ímpeto revolucionário de então motivou que essa nossa tentaiva de repor a justiça tivesse continuado no dia seguinte, segunda-feira, 30 de Junho de 1975, precisamente há 32 anos... E a verdade é que nessa noite acabámos por encontrar em pleno Rossio de Alcobaça, no cruzamento em frente à sede do PCP e à Farmácia Campeão, um indivíduo altamente suspeito de ser um desses 89 pides evadidos de Alcoentre. Fomos nós, os da LCI, juntamente com os do MRPP e os do PUP, que procedemos à captura e inquirição desse suspeito, que não era então portador de qualquer documento, facto que incrementou ainda mais as nossas suspeitas. Logo pensámos chamar alguém da PSP para proceder às investigações que as nossas suspeitas alimentavam. Foi então que saiu um grupo da sede do PCP, cuja intervenção acabou por libertar esse suspeito, que logo se evadiu da nossa vista, sem que lhe voltássemos a por a vista em cima... Após alguma indecisão da parte de quem anteriormente havia supostamente detido essa estranha figura, eu fui um dos que decidiram ir procurá-lo novamente, a fim de novamente o apanhar e seguidamente apelar à intervenção policial. Fomos no meu carro, o meu velhinho Sunbeam vermelho, eu, o então revolucionário simpatizante organizado da LCI, apenas acompanhado por um meu grande amigo, desde sempre militante do PPD/PSD, e por um outro meu amigo, filho de um grande industrial do concelho de Alcobaça, ou seja: eu, o "grande revolucionário" , apenas fui acompanhado nessa inglória perseguição por dois meus amigos que nunca foram nem haveriam de ser "de esquerda".... A verdade é que não voltámos a encontrar o nosso suspeito anteriormente libertado por acção de quem então apelidávamos de "controleiro local" do PCP, e que após algumas horas dessa mal sucedida perseguição eu entrei em quase mecânica reflexão sobre o facto de eu ter apenas como interessados companheiros dessa perseguição dois "gajos de direita"... Hoje, precisamente 32 anos depois, tenho finalmente coragem de assumir publicamente que nessa noite as minhas convicções de esquerda começaram a ficar seriamente abaladas... E embora eu estivesse então politicamente alinhado com um movimento de inspiração trotzquista, tenho hoje a certeza que esse abalo foi impelido por um senhor estalinista por quem eu nunca tinha sentido qualquer simpatia pessoal ou política...
ORQUESTRA GULBENKIAN ACTUA AO AR LIVRE SOB A CONDUÇÃO DE JOANA CARNEIRO
CLÁSSICOS DA BROADWAY E NOVA COMPOSIÇÃO DE LUIS TINOCO NO 25º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA
EMOLAS CONTINUA A SUA SAGA NO ORFEÃO DE LEIRIA, AGORA COM O LEÃO MANDRIÃO
No domingo 1 de Julho, o anfitrião dos Concertos para Bebés e Crianças vai receber o seu amigo Leão mandrião. Que histórias vai o Rato Emolas contar desta vez?
Friday, June 29, 2007
CARTA BRANCA A ANTÓNIO ROSA NO MOSTEIRO DE COZ PROMETE NOVA NOITE DE EXCELENTE MÚSICA NO XV CISTERMÚSICA
FERNANDO ALVIM CONVIDA TODO O MUNDO E NINGUÉM PARA UMA FESTA DO CARAÇAS EM PAÇO D'ARCOS
E pronto, cabe-me a honra e o incontido orgulho de comunicar a um país (gosto de pensar que Portugal inteiro está a ler-me neste instante) que na sexta-feira, 29 de Junho, hoje mesmo, Fernando Alvim, cidadão 102 44 230 segundo o arquivo nacional de Lisboa, vai fazer uma festa como há muito não havia memória.É sexta-feira ? Já o havia escrito ? Mas convém não chegar muito tarde porque a ordem de fecho é às 4 da matina e convém não abusar. Na festa sim, podem e devem, abusem do espaço, do ambiente manifestamente disco sound ? Contem com uma aparição especial de uma banda de covers dos lendários e casposos ABBA, de fruta (pessoal do apito dourado, isto é mesmo fruta!), de Jameson (isto é mesmo Jameson), de animação (mesmo, mesmo KGB com fartura para antecipar a ressaca, Piruletas e a música com o famoso e internacional de Paul Milk (bem na verdade, o nome dele é Paulo Leite, mas confessem, assim dá uma ar muito mais grandioso, é ou não é?)Pois claro que sim mas o que importa agora é dizer isto: A festa começa ás 22.30 e só acaba às 4, o bar é aberto, os anfitriões serão Fernando Alvim (que conivida e fala mesmo à Jardel) e Bibá Pita em mais uma noite Para Além do Óbvio. O local é maravilhoso e fácil de encontrar. Tem um amplo parque de estacionamento e faz lembrar uma daquelas casas do Douro que um dia foram habitadas pela alta burguesia e depois abandonadas e espoliadas por bandidos sem nome. A casa, neste caso, a Quinta, é muito singular e merece só por isso a vossa presença com a vossa melhor camisa ou o vosso mais deslumbrante vestido. Para isso, para irem à festa, terão apenas que enviar um email para: lmd.ferreira@gmail.com com o vosso nome e número de B.I ou caso queiram alguma informação adicional liguem para: 96 881 73 37 e falem com Miguel Ferreira. Podem levar amigas ou amigos. Expliquem-lhes que aquilo não vai ser uma festa qualquer. O local é na Quinta do Torneiro em Paço D` Arcos em frente à Quinta da Fonte, em frente ao Holmes Place- irão perceber logo, porque existirão pessoas a assinalar o local deste grande acontecimento. O bar é aberto, a música será ao mais alto nível. É às 22.30. Até já!
ALEXANDRA BERNARDO & MANUEL GUIMARÃES ACTUAM NO SÍTIO DO CEFALÓPODE
DJ FRANK MAUREL VAI METER MÚSICA NO VATICANO, EM BARCELOS
SUPERSONIC DJ'S ANIMAM NOITES DESTE FIM-DE-SEMANA, UM POUCO POR TODO O LADO
BLUE ELEMENTS NA TIRSENSE PEDRA DO COUTO, NA NOITE DE SÁBADO, 30 DE JUNHO
Thursday, June 28, 2007
TRIO MÉDITERRAIN DÁ DOIS CONCERTOS NO 25º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA, NESTE FIM-DE-SEMANA....
Encontraram-se em Berlim e resolveram tocar em conjunto. Três jovens instrumentistas de nacionalidades diferentes, entre os quais um português, têm em comum, para além do enorme gosto de fazer música em conjunto, uma notória energia e qualidade na sua execução. Propõem um programa variado, onde se inclui uma das muitas obras que lhes vêm sendo dedicadas. A diversidade do 25º Festival Música em Leiria tem, como agora se espera que volte a acontecer, atraído uma imensidão de jovens aos concertos.
Lembro que o Trio Méditerrain deu muito boa conta de si em 22 de Maio de 2005, quando actuou no Mosteiro de Cós, num excelente concerto integrado no XIII Cistermúsica. Quem assistir a estes dois concertos do Música em Leiria ficará também certamente cliente dedicado deste trio... Tal como eu!
ENA PÁ 2000 APRESENTAM AS SUAS PIORES CANÇÕES, AO VIVO, EM LISBOA, NO MAXIME
MÁRIO MARGARIDO LANÇA O ECO DAS PALAVRAS, EM MATOSINHOS, NO BLÁ BLÁ
APRESENTAÇÃO EM LISBOA DO PROJECTO RIYAZ MASTER PROJECT FILM
A Thisco editou recentemente um cd compilação baseado na Riyaz Master com musicos de vários pontos do mundo tais como : Servovalve, Black Sifichi, Mimetic, Def, Negative Stencil, Sylvatica & Safatly, Wild Shores, Dr Dilip & Ricco bass, Tno, C-drik, Sigmoon, Engine.
"Future Comparative Ethnic Research" machine-readable data : made in india = part 001 = .
Ryiaz é uma caixa de ritmos de tablas, feita na India, 12 produtores europeus experimentaram os 16 padrões ritmicos complexos e 3 sons da exotica máquina de tecnologia baixa que críam composições contrastantes para este primeiro album do projecto: Este é um conceito hibrido da música do mundo = não é a exploração da música do mundo, é a exploração das máquinas da música do mundo... Vale a pena!
Wednesday, June 27, 2007
COLÓQUIO 7 RAZÕES PARA VOTAR (NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA!) ASSINALA O PRÓXIMO SÁBADO EM ALCOBAÇA
14h30
José Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara de Alcobaça
Joaquim Veríssimo Serrão, Presidente Honorário da Academia Portuguesa de História
Título: O Mosteiro de Alcobaça no contexto da Fundação de Portugal
Rui Rasquilho, Director do Mosteiro de Alcobaça
Título: O Espírito de Cister
Os Cistercienses orientam a sua vida pela contemplação e sem este exercício nada teria sentido no cumprimento da regra cujo objectivo é ajudar o homem na sua totalidade. Corpo, Alma e Espírito.
Luís Rosa, Gestor e Escritor
Título: Importância estratégica do Mosteiro no desenvolvimento da História de Portugal
O Mosteiro de Alcobaça cruza-se com toda a evolução da História Portuguesa, da fundação a Aljubarrota, da Restauração às guerras Liberais, da evolução cultural à modernidade promocional e turística. Só ele tinha capacidade económica para abastecer um exército e fê-lo interventivamente com consequências globais. A
arquitectura, a expansão agrária, o desenvolvimento social, a historiografia, o esplendor do barroco na estatuária e no barrismo, a farmacologia e a planificação geo-demografica reflectem toda a sua importância, grandeza e actualidade.
16h15- Coffe Break
Pedro Tavares, Engenheiro Civil
Título: Génio Cisterciense em Alcobaça
Alcobaça é um Caso Singular de Beleza Natural e de riqueza Histórica-Patrimonial. Que a distingue e a notabiliza, mas não ao olho nu! Diversos outros Monumentos com ela ombreiam na dimensão do edificado, na riqueza da arquitectura, no engenho da concepção, na criatividade artística. O que distingue Alcobaça e a torna impar, é a sua permanente evolução, o “corpo vivo” da Frei Manoel dos Santos. Alcobaça foi motor, foi cerne, foi energia nacional radiante durante séculos.
António Valério Maduro, Professor, Historiador
Título: O agrosistema cisterciense nos séculos XVIII-XIX
Caracteriza-se a reestruturação da paisagem agrária dos coutos de Alcobaça no século XVIII resultante da introdução do maís e da expansão do olival na beirada da Serra dos Candeeiros. Mostra-se a vitalidade desta matriz agrária que basicamente persiste na época liberal. Assinalam-se ainda os momentos de ruptura com a herança agrícola cisterciense.
Maria Augusta Trindade Ferreira, Historiadora
Título: A Maravilha da Aliança do Amor com a Beleza e a Espiritualidade da Abadia de Alcobaça Os túmulos de Pedro e Inês, duas obras excepcionais e únicas da escultura tumular do século XIV, integrados num dos mais belos e significativos documentos da arquitectura cisterciense, originaram uma combinação sem precedentes: o equilíbrio da arte cisterciense a dialogar harmoniosamente com a materialização duma história de amor.
No final do colóquio serão distribuidas 10 entradas para o espectáculo do dia 7 de Julho no Estádio da Luz, entre os presentes que provem ter efectuado mais chamadas, segundo o regulamento do concurso que em devido tempo foi anunciado..
Segue-se uma visita guiada ao Mosteiro pelo mágico Luis de Matos, que se iniciará às 18h30.
PASSEIO PEDESTRE EM ÉVORA NO DIA DE S. PEDRO
O Grupo de Caminheiros de Évora convida todos os que gostarem de caminhar para um passeio pedestre no dia de S. Pedro, sexta-feira, 29 de Junho. Esse passeio organizado por aquele grupo de caminheiros alentejanos está integrado nas Festas da Cidade. O percurso dessa caminhada caracterizar-se-á por ser semi-urbano e de nível baixo, numa simpática distância total de 7 km. A concentração dos caminhantes será às 9 horas, no Jardim público de Évora (junto ao Coreto), iniciando-se a caminhada às 9 e 30, com uma duração aproximada de 2 e 30 horas. Resta acrescentar que caminhar a pé faz mesmo muito bem e que este será um evento com inscrições completamente grátis, feitas no dia e local da concentração. O Alentejo é sempre surpreendente!
IN MY MIND: UM IMPERDÍVEL ESPECTÁCULO DE CLARA ANDERMATT & VÍTOR RUA EM LISBOA, NO TEATRO DA POLITÉCNICA
DEOLINDA ACTUA NO PRÓXIMO SÁBADO EM LISBOA, NO SANTIAGO ALQUIMISTA
Por isso, vai haver festa no castelo! Perdida de amores, a nossa Deolinda fechou as suas janela de tabuinhas, deixou os gatos (e o peixinho!) com a vizinha, fez uma trouxinha com o seu xaile vermelho, as suas tamancas e um frasquinho de jeropiga, e aí vai ela toda airosa, a cantar aos sete ventos! Viva a folia, viva a Festa da Deolinda, que o mês dos bailaricos ainda não acabou!
Alegre e desempoeirada, ela canta em Lisboa, na noite de sábado, 30 de Junho, no Santiago Alquimista, antes de voltar para os seus gatos e para as janelas de tabuinhas (e para o peixinho!). Prepare-se para bater o pé, e para encher a alma com perfumes de mangerico! Quando a Deolinda sai à rua… Ai, rapazes!
Tuesday, June 26, 2007
GRUPO DE MÚSICA ANTIGA NEOBAROK ACTUA NO 25º FESTIVAL MÚSICA EM LEIRIA
XL PARTY VAI COLOCAR S. JOÃO DA MADEIRA EM ESTADO DE GRAÇA DURANTE 4 DIAS
S. A. MARIONETAS APRESENTA O SEU THEATRUM PUPARUM NO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA, ATÉ FINAL DE SETEMBRO
“Theatrum Puparum” (teatro de bonecos), bonecos feitos de pau e barro manipulados por duas lindas donzelas, os bonifrates iluminados a candeias de azeite, relatam a História de “Inês de Castro”. “Por ordem do senhor das terras de Aljubarrota que as funções sejam feitas de acordo com a verdade dos acontecimentos e que os bonecos representem fielmente as damas e os senhores dessas historias. Os animadores dos bonecos durante o acto estão proibidos de fazer graças sobre a pessoa do rei e da rainha, das damas, dos cavaleiros e dos senhores dessas historias, ou mesmo ao senhor nosso pai, sobe pena de lhes ser retirada a licença para animar bonecos ou receber um castigo maior citado pelo rei ou pelo senhor destas terras.” Espectáculo para todas as idades.
Ficha artística:
Original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira / Encenação: José Gil / Manipulação: Natacha Costa Pereira, José Gil e Sofia Vinagre / Marionetas: Sofia Vinagre / Pintura das Marionetas: Natacha Costa Pereira Pesquisa: Sofia Vinagre e José Gil / Estruturas: José Gil / Cenários: Natacha Costa Pereira Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre / Costureira: Maria Luísa Gil Produção: S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos.
Datas de exibição do espectáculo:
Junho- 23, 24, 25, 26, 28, 29, 30; Julho- 10, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 26, 27, 28, 29, 30, 31; Agosto- 26, 27, 28, 30, 31; Setembro- 20, 21, 22, 23, 24, 25, 27, 28, 29, 30
Reservas e Bilhetes na Bilheteira do Mosteiro de Alcobaça. É de ir! Várias vezes...
COMEÇA HOJE ESTÁGIO DE ORQUESTRA DE FLAUTAS NO ORFEÃO DE LEIRIA
Este estágio não só se dirige aos alunos do curso oficial da referida classe, mas também a estudantes de flauta transversal de outras escolas de música e filarmónicas. Com o intuito de promover a música de câmara, o necessário e saudável convívio entre jovens músicos pretende-se em simultâneo criar um projecto inédito que explora um vasto repertório dentro dos diversos géneros musicais. A coordenação artística e musical estará a cargo dos professores da classe, João Pedro Fonseca e Neuza Bettencourt.
João Pedro Fonseca trabalhou com a Orquestra Portuguesa da Juventude e com a Orquestra dos Jovens do Mediterrâneo. Representou a Escola Superior de Música nos Encontros dos Conservatórios Superiores do Mediterrâneo, em Sevilha. Este músico que foi fundador da Orquestra Sinfonia B, é desde 1994, professor de Flauta Transversal no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes. Neuza Bettencourt estudou Flauta Transversal no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes sob orientação de João Pedro Fonseca, qualidade na qual ganhou por diversas vezes o concurso «Os Melhores Alunos» da Escola de Música do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes. Licenciada pela Universidade de Aveiro, é também professora no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes.
Monday, June 25, 2007
CLARINETISTA VESTIARIENSE ANTÓNIO ROSA INAUGURA HOJE CICLO DE CONCERTOS INTEGRADO EM ESTÁGIO INTERNACIONAL DE ORQUESTRA DO ORFEÃO DE LEIRIA
No âmbito do 4.º Estágio Internacional de Orquestra da
O anteriormente referido 4º Estágio Internacional de Orquestra terá início a 16 de Julho e termina a 29 do mesmo mês, estando ainda a decorrer o respectivo prazo de inscrições, no Orfeão de Leira/Escola de Artes..
SELO DO MOSTEIRO DE ALCOBAÇA INTEGRA EMISSÃO FILATÉLICA DEDICADA AO CONCURSO 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL
NOVA COMPOSIÇÃO DE SAMUEL JERÓNIMO VAI SER GRAVADA EM ROMA
EDUCAÇÃO, DESEMPREGO E DESIGUALDADES SOCIAIS EM DEBATE NA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
Sunday, June 24, 2007
INSTITUTO EDUCATIVO DO JUNCAL ELEGEU MOSTEIRO DE CÓS E RUÍNAS DO CASTELO DE ALCOBAÇA ENTRE AS 7 MARAVILHAS DA SUA REGIÃO ENVOLVENTE
O Município de Alcobaça foi já contemplado pela eleição do Mosteiro de Cós e das Ruínas do Castelo de Alcobaça, num acto público em que três alunos do Instituto Educativo do Juncal: Francisco Ferreira, Tânia Batista e Joana Machado, todos com 18 anos, entregaram ao Presidente Gonçalves Sapinho um certificado dessa condecoração. Esse acto teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na passada sexta-feira, 22 de Junho, e segundo rezam as crónicas, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça não deixou de mostrar grande satisfação pela
presença dos jovens e pela eleição de ambos monumentos (ambos a precisar de muito mais atenção pública que a que até agora lhes têm dispensado).
LANÇAMENTO DO LIVRO "DO ORDENAMENTO JURÍDICO DO TABACO E DOS SEUS PRODUTOS NA UNIÃO EUROPEIA-REFLEXOS EM PORTUGAL", DE MÁRIO FROTA
A editora Mar da Palavra, o Conselho de Prevenção do Tabagismo e a Associação Portuguesa de Direito do Consumo anunciam o lançamento, em Lisboa, do livro "Do ordenamento jurídico do tabaco e dos seus produtos na União Europeia – Reflexos em Portugal ", de autoria de Mário Frota, em sessão pública a realizar na próxima terça-feira, 26 de Junho, pelas 17h00, na Livraria Buchholz (Rua Duque de Palmela, n.º 4), na oportunidade da actual discussão sobre a legislação do tabaco, na Assembleia da República.
A apresentação da obra, que dá continuidade à colecção "Qualidade de Vida", será efectuada pelo Professor Doutor Manuel Pais Clemente (Presidente do Conselho de Prevenção do Tabagismo e autor do prefácio).
Interessará certamente aos que fumam e aos que não fumam...
NORTE-AMERICANO BEXAR BEXAR E PORTUGUÊS AZEVEDO SILVA EMBALAM NOITE DE 26 DE JUNHO NO PORTO, NA CASA VIVA
Entre as múltiplas actividades promovidas na Casa Viva durante o corrente mês de Junho chamamos a atenção para a noite da próxima terça-feira,dia 26, em que a partir das 21 e 30 o palco da Casa Viva estará entregue a dois vibrantes artistas: o norte-americano Bexar Bexar e o português Azevedo Silva. A noite de festa promete ser mesmo muito interessante, pelo que aqui deixamos alguma informação sobre aqueles dois artistas:
Bexar Bexar começou com um gravador de 8 pistas, uma guitarra conseguida num leilão e alguns sintetizadores analógicos partidos. Estes rústicos instrumentos deram vida ao primeiro album Haralambos recheado de melodias delicadas e loops de percurssão. Quase todas as faixas deste disco tiveram lugar num programa de televisão que retrata de maneira fiel a vida insólita de americanos comuns, This American Life. Cerca de 1.6 milhões de pessoas ouviu e reconheceu o ambiente calmo oferecido por Bexar Bexar, e daqui até ser transportado para o cinema foi um pequeno passo. The Sin Eater de Paul Kloss, Two Square Miles de Barbara Ettinger e Fashion Island de Braddy Hames foram algumas das aventuras do grande ecrã que Haralambos orquestrou. Em 2007, inscrevem conceptualmente em Tropism, o mesmo decalque auditivo que já nos induz a repetição da sua própria designação. Em que na dualidade sonora se constrói um espaço de ressonância que reafirma continuamente uma possibilidade de diálogo, mesmo sem que a palavra seja pronunciada. Entre pequenas pontadas electrónicas e miméticos exercícios destilados por uma guitarra acústica, assim nos levam, como de uma brisa se tratasse, por entre 40 minutos de efeitos Spa.
“O tradicional acústico a vaguear nas ondas de efeitos electrónicos e pequenos ruídos, pormenores enormes. Mar imenso. Construções artesanais e horizonte Lo-Fi bem ao longe…Excelente. ” - Pedro Nunes (Amplificasom)
Tropism podia ser uma banda sonora de um boat-movie solarengo pelas águas do mar atlântico mas não é. É a visão própria de Bexar Bexar, um barco que rejeita a ideia de andar à deriva e procura uma rota realista. Terra à vista. - André Gomes (Bodyspace).
“A sua música é impregnante, é emotiva e intromete-se na nossa mente sem esperarmos. Tropism é um disco para amantes de música ambiental e instrumental, não pensemos de outra forma. ” - Gonçalo Sítima (Hiddentrack)
Um dia um miúdo na idade da acne agarrou numa guitarra e aprendeu a tocar. Hoje já não é miúdo e toca um som maduro e melancólico, com canções que bebem das suas influências mas que vão para além delas. Em 2006, Azevedo Silva (vocalista e guitarrista de Madcab) dá início ao seu projecto a solo. A sua viagem a Copenhaga, em Setembro, onde deu três concertos com Rhona Reid, foi decisiva para o lançamento da sua primeira demo. Clarabóia, contou com quatro temas inéditos, um dos quais passado no programa Portugália de Henrique Amaro, na Antena 3, e uma versão de um tema original de Daniel Johnston, "Devil Town". Entre Outubro e Dezembro, deu concertos em Lisboa, Porto, Braga e Vila Real, e apresentou o seu projecto em showcases nas livrarias Bulhosa e nas lojas Fnac de Lisboa, Almada e Cascais. Durante esse tempo pôde avaliar o feedback do público ao seu projecto e fez a gravação do seu primeiro álbum. Depois de Clarabóia, Azevedo Silva segue com Tartaruga. Ao ouvirmos o seu álbum descobrimos que as canções respiram Lisboa. Quer na simplicidade intimista com que faz uso das emoções e das palavras, quer na forma como as transporta para uma guitarra triste mas intensa. Na sua voz reconhece-se a languidez da tartaruga. O vagar e a dormência com que canta e os sentimentos que arrasta na sua voz chegam a perturbar, quase a pedido.
“Depois de Clarabóia, também disponibilizado gratuitamente, o músico regressa agora com Tartaruga, um belo e novo exercício acústico e intimista de onze novos temas.” - Rui Dinis (A Trompa)
“Tartaruga chega na Primavera, depois de ter hibernado e chega de tal forma rápida, que tal e qual como na fábula, existe uma enorme possibilidade de ganhar a corrida, para mim neste momento lidera destacado o pelotão da frente da música portuguesa em 2007, veremos como irá terminar esta corrida.” - António Antunes (Penso Sonoro)
“Em “Tartaruga”, o seu álbum de estreia recém-editado, concretiza-se a promessa e o investimento na escrita em português passa a ser algo secundário, no sentido em que se eleva o texto à dimensão universal da música. Um forte, coeso, honesto e belíssimo trabalho, para ver e ouvir em vários concertos nos próximos tempos…” - (O Puto, o Tipo e o Totó).
Com gente desta estirpe o Porto não tem mesmo parança, não é?